Voluntário de Santa Lucia na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra mundial muitos países da Commonwealth serviram em apoio á Inglaterra contra a Alemanha nazista e em busca da paz mundial. Santa Lucia foi um desses países, centenas de homens e mulheres foram recrutados como voluntários para a RAF, Wasp, ATS e para o Exército Britânico.

Santa Lucia, é um pais situado nas Pequenas Antilhas no Caribe, se nome foi dado por Cristóvão Colombo quando lá esteve em 1502, sua população hoje é de cerca de 200 mil habitantes, a língua local é o Inglês.

Dentre muitos veteranos nativos de Santa Lucia, hoje iremos contar a rápida história do o Sr. Haynes Cyril, que como muitos jovens do Caribe se alistou como voluntário e honrar seu pais nos campos de batalha da Europa.

Cyril lembra que antes de viajar para a Europa, fez um treinamento com outros militares em Norfolk, onde fizeram exercícios de físico e manuseios de armas, após esse período finalmente embarcaram no navio de transporte de tropas e em pouco tempo estavam na imensidão do Oceano Atlântico. Seu navio estava em um comboio, que veio a sofrer um furioso ataque de submarinos nazistas, mas ´pr sorte passaram ilesos pelo fogo. Desembarcou em Nápoles – Itália e montaram acampamento próximo do Monte Vesúvio, área vulcanica muito similar a sua terra natal.

Haynes Cyril

Conta também que durante a noite tiveram que cavar Fox-holes para proteção, devido o bombardeio alemão do local que estavam e do porto de Nápoles onde desembarcara. A companhia não teve nenhuma baixa em seu batismo de fogo.

Ficariam na Itália aguardando ordens para servir como suporte na Invasão da Alemanha com o Regimento Welsh, mas o regimento foi dissolvido e sua companhia se manteve estática e fora de combate na Itália, mas não tardou para receberem a missão de escoltar quatro mil prisioneiros Alemães até o Egito e de lá ficar de prontidão para a guerra contra o Japão, mas também não aconteceu devido as bombas atômicas.

O Santa-lucense ficou no Egito até o final da guerra, voltando para sua terra em 1946. Hoje com 93 anos de idade goza de sua liberdade garantida contra o temor nazista durante a Segunda Guerra.

No votes yet.
Please wait...

Written by 

Deixe uma resposta