Pilotos Paraguaios Durante a Segunda Guerra Mundial

Ola amigos, segue abaixo uma pequena introdução sobre os pilotos paraguaios durante a Segunda Guerra Mundial, em breve iremos colocar mais informações sobre esse tema.

Entre os anos de 1942 e 1943 a guerra na Europa já estava a todo vapor, a Alemanha Nazista vinha conquistando espaço e os submarinos atacavam navios mercantes. Nesse período oficiais paraguaios vieram ao Brasil para um curso de especialização na Escola da Força Aérea no Campo dos Afonsos – RJ, uma vez que o Brasil estava recebendo equipamentos americanos de ponta, se tornando assim o pais mais bem equipado da América do Sul.

Nessa época existiam muitos militares simpatizantes do nazismo e do estilo de governo alemão, tanto do lado paraguaio como do lado brasileiro,  mas mesmo assim o Brasil declarou guerra devido o ataque terrorista de seus mercantes em águas nacionais e internacionais, o Paraguai se manteve neutro.

para

A final do curso, os paraguaios se sobressaíram nas avaliações de tal maneira, que receberam um convite da Força Aérea Brasileira para participar efetivamente das ações de patrulha da costa nacional e de comboios. O chefe da missão paraguaia Capitão Félix Zárata Monges recebeu o convite direto do Coronel Henrique Dyott Fontenelle da Força Aérea Brasileira. Mas esse convite apesar de tentador ele não poderia dar uma resposta de imediata.

Zarata Monges levou o convite ao embaixador Juan Bautista Ayala, e o mesmo levou para o Presidente paraguaio. O Gen. Higino Morínigo achou que o convite era uma oportunidade unica para o seu pais conhecer novas armas e equipamentos. Mas como o Paraguai não declarou guerra ai eixo, os oficiais não poderiam participar do conflito com seus nomes e documentos originais, sendo assim feitas identidades brasileiras falsas para os pilotos.

 

No votes yet.
Please wait...

Written by 

4 thoughts on “Pilotos Paraguaios Durante a Segunda Guerra Mundial

  1. Sempre bom saber dessa histórias esquecidas das grande revista especializadas

    parabéns pela matéria

    No votes yet.
    Please wait...
  2. Ótimo artigo ! O mais interessante é o final, como o Paraguay deixou de participar efetivamente de operações de patrulha !

    No votes yet.
    Please wait...
    1. ¿De qué manera termina esta historia?

      No votes yet.
      Please wait...
      1. Bom dia!

        Augusto esse artigo é somente uma nota sobre o tema, em breve irei colocar um artigo completo com relatos e imagens.

        No votes yet.
        Please wait...

Deixe uma resposta