Suriname e a Segunda Guerra Mundial

Segue abaixo um singelo descrição da participação do Suriname na Segunda Guerra Mundial, espero que esse texto mesmo que curto possa trazer a tona mais um pouco da história desconhecida da Segunda Guerra Mundial. Em breve novos artigos sobre o Suriname e seus voluntários na guerra.

O Suriname é um país do norte da América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana. Com pouco mais de 500 mil habitantes, teve sua independência no ano de 1975, até então era uma colônia holandesa.

Durante a Segunda Guerra Mundial contribuiu com esforço de guerra não somente com voluntários, tanto na Holanda como na Marinha de Guerra e Força Aérea da Inglaterra, mas também com a produção de “Bauxita”, minério usado na produção de alumínio que era usado nos aviões e outras armas.

Uma das empresas pioneiras no garimpo de bauxita foi à americana Alcoa em 1916, depois vieram outras empresas investindo no setor. Em meados de 1943, perto de 60% do minério usado nos Estados Unidos vinha do Suriname.

Em 1941, antes do ataque a Pearl Harbor, o presidente norte americano decidiu proteger o minério para o mesmo não cair em mãos inimigas, sendo assim ofereceu para a Rainha Guilhermina da Holanda três mil soldados de infantaria e defesa anti aérea para defesa do pais, uma vez que a Guiana Francesa fora controlada pelo governo Vichy que era pró Alemanha e também tinha uma grande ameaça de alemães vindo do sul e os submarinos que patrulhavam as águas do Atlântico.

As tropas começaram a chegar em novembro de 1941, em 1943 já eram três mil homens, em setembro do mesmo anos a tropa de brancos foi substituída por porto-riquenhos. Essas tropas eram comandadas e financiadas pelos holandeses.

A presença dos americanos trouxe a colônia uma modernidade, mas também trouxe o aumento da prostituição, infelizmente fato normal em países ocupados e envolvidos na guerra.

Americanos com garotas no Suriname.

Fonte :http://www.bevrijdinginterculturel.nl/bi/eng/suriname.html

Wikipedia

No votes yet.
Please wait...

Written by 

Deixe uma resposta