Operação 10ª Divisão Blindada

Este foi um plano britânico malsucedido, destinado a persuadir as forças do Eixo no deserto ocidental, de que as forças britânicas sob o comando geral do general Sir Archibald Wavell tinham mais uma divisão blindada do que ele realmente tinha a sua disposição (fevereiro de 1941).

Mapa da Operação Compasso

Esse plano foi criado no desenrolar da Operação “Compass”, Essa operação vamos falar em particular mais para frente, mas só para situar,  ela foi a primeira operação militar de grande porte dos aliados na Campanha do deserto ocidental, onde forças inglesas combateram o Exército Italiano no oeste do Egito e no leste da Líbia de dezembro de 1940 até fevereiro de 1941, capturando um numero enorme de italianos e destruindo uma boa parte de suas armas e tanques. A operação foi um sucesso para o ingleses, mas um desastre aos Italianos, e forçando os alemães a entrar na briga e tendo um certo sucesso em um período.

Veiculo blindado britânico sendo rebocado.

A Operação “ 10ª Divisão Blindada” foi criada  para persuadir as forças do Eixo de que a força britânica na área da Agedabia, já no final da operação “Compass”, justamente para tentar inibir o exercito nazista de que as forças inglesas era muito muito maior do que exatamente eles tinham no local.  Mais tarde, em março de 1941 a ’10ª Divisão Blindada’ foi incorporada ‘Pano A.R’.

 

No votes yet.
Please wait...

Written by 

Deixe uma resposta