Submarinos ou Baleias – O Forte Duque de Caxias e a Segunda Guerra

Localizado no Bairro no Leme na cidade do Rio de Janeiro-RJ, O Forte Duque de Caxias que começou a ser construído entre 1776 e 1779 tinha o nome de Forte do Vigia.

Durante a Segunda Guerra Mundial o Forte ficou de prontidão para a defesa da então capital do país contra ataques de submarinos nazistas.

Em fevereiro de 1943, quando vários navios, não só brasileiros, mas também de outras nações  estavam sendo torpedeados em águas do atlântico de norte a sul, um dos soldados de vigia no forte achou ter visto vários submarinos indo em direção a barra e deu alerta, O Capitão Sadock de Sá ordenou fogo, e foi dado inicio a um intenso tiroteio secundado pelo Forte de Copacabana e pelas Fortalezas de Santa Cruz e de São João.

Alguns minutos de intenso bombardeio fora verificado que não eram submarinos e sim baleias, e nenhuma foi atingida pela artilharia.

O comandante do forte foi submetido a Corte marcial, vindo a ser absolvido, haja vista que à época o país não dispunha de tecnologias (radar, sonar) que pudessem diferenciar uma baleia de um submarino.

No votes yet.
Please wait...

Written by 

Deixe uma resposta