Desespero Japonês na Ilha de Ramree – Um Banquete dos Crocodilos

a-batalha-de-ramree-4Depois de mais de 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial muitas histórias continuam aparecendo, muitas podem ser invenções, outras mito, mas até que se prove o contrário, eu acho interessante compartilhar. A história abaixo é um caso que muitos acham ser mito, existem alguns pesquisadores que já escreveram a respeito desmentindo o caso, mas mesmo assim o tema continua sendo interessante.

Ilha Ramree na costa da Birmânia foi o local de uma série de batalhas, mas a ação que verdadeiramente aterrorizou só começou após as manobras militares terminou.

Em 26 de janeiro de 1945, as tropas britânicas foram enviadas para Ramree, no local teriam estabelecer uma nova base aérea.  Mas antes tiveram que  expulsar a força de invasão japonesa, que já havia dominado da ilha. Depois de uma campanha sangrenta, mas bem sucedida contra os japoneses, os soldados britânicos conseguiram conduzir cerca de 1.000 combatentes inimigos no mangue denso que cobria cerca de dez quilômetros da ilha. Embora isso possa parecer uma boa oportunidade para escapar para o deserto e se reagrupar, se tornou o maior pesadelo para os japoneses.

a-batalha-de-ramree-1O mangue da Ilha Ramree é o lar de um número desconhecido do maior réptil predador do mundo – o crocodilo de água salgada. Estes remanescentes pré-históricos podem crescer até mais de 20 metros de comprimento( na realidade deviam ter de 3 a 7 metros, mas imagina um bicho de 7 metros te caçando, se torna 20 metros) e alguns chegam a mais de 2.000 quilos, um desses crocodilos de médio porte da espécie poderiam facilmente matar um completo humano adulto.

Além disso, crocodilos de água salgada estão longe de ser um monstro incompreendido. Os crocodilos têm uma longa história de seres humanos que andam atacando em seus habitats. Então, quando cerca de 1.000 soldados em pânico passam pingando sangue e suor no manguezal Ramree, os lagartos gigantes provavelmente fizeram a festa.

soldados-japonesesCerca de 500 soldados japoneses  escaparam do mangue, e 20 deles acabaram sendo capturados pelas forças britânicas que tinham montado um perímetro ao redor do mangue. No entanto, havia cerca de 500 homens em fuga nunca deixaram o pântano.

a-batalha-de-ramree-3Os sobreviventes são relataram algumas histórias horríveis:

“…Dezenas de crocodilos atacando os soldados, eles aparecem do nada e arrastam para dentro da lama uma pobre alma. As noites foram preenchidas com gritos terríveis, armas de fogo, e os sons de ataques de animais.

A história do massacre Ramree foi relatada em uma série de documentos, mas o conto é ainda em grande parte apócrifa. No entanto isso não impediu que o Livro Guinness de Recordes Mundiais para nomear o incidente do “maior número de mortes em um ataque de crocodilo”. A dúbia distinção para um evento horrível, não importa os números reais.

 

Written by 

2 thoughts on “Desespero Japonês na Ilha de Ramree – Um Banquete dos Crocodilos

  1. sobre essa matéria do ataque de crocodilos o que ocorreu de verdade, segundo o que li, foi que realmente os crocodilos atacaram os japoneses, mas isso ocorreu no dia seguinte a um ataque das forças aliadas, e na verdade os crocodilos atacaram os cadáveres dos soldados japoneses que tinham morrido na noite anterior , qdo do ataque das forças britanicas, e que estavam espalhados nas aguas do pantano., pelo que se deduziu nenhum soldado japonês vivo foi comido pelos jacarés, apenas cadaveres.

    1. Murilo obrigado pelo contato, esse artigo foi traduzido de uma revista inglesa ao pé da letra, consta relatos de alguns sobreviventes.
      Mas a sua declaração pode estar correta também, existem provas que isso não aconteceu da forma que o texto narra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *