Dois Latinos no Exército Hitler – Uma Foto Sem História

A uns dias atrás esteve rolando na rede social Facebook, em uma pagina de história de língua  latina uma foto muito interessante onde na legenda dia ser de dois oficiais, um boliviano e mexicano no Exercito Regular Alemão.

A principio foi publicado uma foto colorida, parecia ser a mão com tinta, coisa pouco profissional, mas parecendo ter sido feito a muitos anos. Depois de muita discussão e bate papo, o moderador da pagina postou uma versão da foto em preto e branco.

Muita gente comentou a postagem, alguns afirmando a autenticidade da foto, e outros falando que era falsa. Eu pedi para um amigo que é especialista em colorização de foto e tem muita autoridade no assunto para dizer se achava ser falsa ou não, e meu amigo informou que a foto pode ser verdadeira sim.

Na minha opinião a foto é original, e vou explicar o porque penso assim, e depois eu gostaria de receber comentários dos amigos a respeito.

Durante a Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia entre  1932 e 1935, um veterano alemão da  Primeira Guerra Mundial chamado Hans Kundt, que já tinha comandado uma missão na Bolivia anos atrás, comandou o exercito Boliviano como Comandante em Chefe contra os paraguaios.

Com a explosão da Segunda Guerra Mundial e os ataques no Atlântico e no Pacifico, o governo Boliviano declarou guerra ao Eixo em 07 de abril de 1943. O Pais não chegou a mandar tropas para o combate devido a falta de saída para o mar e também por não ser ameaçada por e nenhum outro pais. Logo após a declaração de guerra o presidente Enrique Peñaranda foi deposto, e assumiu seu lugar Gualbeto Villarroel, que era facista e anti-semita.

Villarroel só não voltou atrás com a declaração de guerra por conta do contrato de fornecimento de estanho aos aliados (tema que veremos em outro artigo), senão declinaria a apoiar a causa pró-nazista.

Com esse contexto imagino que a Bolívia possa ter mandando alguns militares para Alemanha em guerra para estagiar em seu Exército e Força Aérea. E o México deve ter feito o mesmo. Ambos podem ter servido nas fileiras do Exército Multirracial de Hitler.

Eu cheguei a pesquisar na internet , mas eu ainda não achei nada a respeito sobre esse estagio, nem mesmo os nomes desses homens nós sabemos.

Espero que em breve consiga descobrir mais sobre esse tema.

No votes yet.
Please wait...

Written by 

Deixe uma resposta