Fome e Morte no Vietnã Durante a Segunda Guerra.

Sempre quando ouvimos falar no Vietnã, logo imaginamos nos americanos nas florestas com seus fuzis levando maior chumbo dos vietnamitas em seus tuneis. Mas durante a Segunda Guerra o Vietnã também teve um pouco de história, infelizmente triste, mas como todos os países ocupados a população sofreu com a guerra.

Entre outubro de 1944 a maio de 1945, durante a invasão japonesa a Indochina Francesa na Segunda Guerra Mundial, pode ter chegado a dois milhões de pessoas que morreram de fome no norte do Vietnã.

Dentre as causas da fome, a principal fora o efeito da guerra no pais. O envolvimento da França e o Japão causaram efeitos prejudiciais para a economia dos vietnamitas. A péssima gestão francesa e a reforma na economia para atender as necessidades da guerra, uma vez que estava sendo invadida, ajudou a piorar a situação da população.

Outro fator que também contribuiu para a falta de alimento foram os constantes ataques aéreos por parte dos aliados a instalações, estradas, armazéns e transportes em geral, fazendo que o transporte de arroz do sul para o norte ficasse extremamente impraticável. Os preços dos bens de consumo subiram muito além do que valia, isso fez as tropas japonesas e francesas apreender alimentos de agricultores para alimentar suas tropas.

Nesse momento a administração civil de franceses era incapaz o restante do estoque disponível para a população

Nesse meio tempo também tiveram os desastres naturais como pragas, inverno rigoroso que se fez diminuir mais de 20% das colheitas, também as fortes chuvas que causaram inundação as plantações.

No votes yet.
Please wait...

Written by 

1 thought on “Fome e Morte no Vietnã Durante a Segunda Guerra.

  1. Interessante…inclusive, tive conhecimento que, depois de Varsóvia, a cidade que recebeu intensos ataques e foi, completamente, destruída na Segunda Grande Guerra Mundial, foi Manila.

    No votes yet.
    Please wait...

Deixe uma resposta